Milho Verde

O milho tem várias aplicações na culinária. Ele pode ser usado como cereal, quando seus grãos já estão secos, ou como legume, quando frescos. Ele cresce em forma de espiga, seus grãos formam fileiras retas ao longo do sabugo, onde eles estão encaixados. A espiga é recoberta pelos cabelos do milho, fios macios, longos e de cor marrom, os quais são as flores femininas do cereal. Protegendo os grãos e o cabelo há uma capa de folhas verdes e ásperas, conhecida como palha do milho, que depois de seca serve para envolver a pamonha ou fazer cigarros de palha. Os grãos do milho mudam de cor e formato de acordo com a variedade. O milho dente, tem grãos longos e achatados, podendo ser amarelos ou brancos. Os grãos do milho duro são curtos e arredondados e, embora sejam sempre brilhantes, sua cor pode variar do vermelho-alaranjado ao amarelo ou branco. O conhecido milho de pipoca tem grãos pequenos, amarelos ou brancos. Há ainda o milho para canjica, brancoe sem germe, que é a base para essa espécie de sopa doce, também chamada munguzá.

O milho é um alimento bastante rico em sais minerais, proteínas e vitaminas. De fácil digestão, ele pode ser consumido até por pessoas que tenham problemas digestivos. A combinação mais saudável e nutritiva do milho é com leitoe. Ele dá origem a vários pratos, como a pamonha, a canjica, o curau e difrentes tipos de creme. Esta combinação compensa a falta de aminoáciods do milho. A canjica é um prato de alto valor nutritivo, sendo muito recomendada às mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois acredita-se que aumenta o leite.

Escolha as espigas com folhas de cor verde bem vivo e de cabelo marrom escuro. Quanto mais amarela e seca a casca, mais duro será o milho. Muitas vezes o milho é vendido já descascado. Nestes casos, preste atenção na parte de baixo da espiga. Se ela estiver macia, o milho é fresco , se estiver dura ou cortada, o milho já está velho. Compre sempre as espigas que têm grãos até a parte de cima. Além disso, o grão precisa estar macio. Para verificar isso, faça o seguinte teste: aperte os grãos com as unhas, se soltar um pouco de líquido é sinal de que o milho está bom. O milho rende pouco quando ralado ou triturado. Por isso, ao comprá-lo para esse fim, lembre-se de que cada 100 g de milho "in natura" são aproveitados apenas 40 g. Também é possível comprar milho industrializado em latas.

O milho deve ser guardado sem casca e sem cabelo, na gaveta de verduras da geladeira. Nessas condições, o milho verde se conserva bom até 10 dias. Se for preciso conservá-lo por mais dias, é recomendável guardar no congelador. Dessa forma pode-se conservar o milho verde por até 1 mês, embora ele perca um pouco o sabor e fique mais duro. Os grãos soltos de milho verde devem ser guardados em recipientes bem fechados.




Confira Também:

Milho verde, impossível viver sem ele...
Pamonhas, Pamonha de Piracicaba. É o puro creme do milho verde. Venha provar freguesia."
Copyright © Sobremesas do Milho Verde - 2010 - 2017 - Todos os direitos reservados.
Rua Tangará, nº 27 - Cidade Nova II - Várzea Paulista - SP - (11) 4595-6658 / (11) 9 9968-9356
Validado em  XHTML  e  CSS